Nosso feriado começou bem, o dia estava lindo!!! Saímos de Campinas pela Rodovia Dom Pedro, em seguida pegamos a Fernão Dias. Chegando em Cambuí seguimos por estrada de terra até a pequena Consolação, e de lá, novamente no asfalto, chegamos em Paraisópolis, que estava toda enfeitada para o Corpus Christi. Almoçamos por lá e seguimos para São Bento do Sapucaí-SP.
Diferente das outras cidades que visitamos, São Bento tem um ótimo posto de informações turísticas, fica no portal de entrada da cidade onde estão disponíveis folders, mapas e cartões com informações de passeios, restaurantes, compras, etc. Vale a pena fazer uma parada na entrada da cidade logo no primeiro dia, pois com todas as informações em mãos fica mais fácil programar os passeios.
Chegada à São Bento - Vista da Estrada |
O chalézinho parecia mesmo com o que imaginávamos e os donos, Yuri e Cláudio, logo apareceram na companhia de dois filhotes de cães brincalhões, que nos receberam muito bem!
O Chalezinho era lindinho! Perfeito para nosso feriado! E se tornou modelo para o que iremos construir na Serra daqui uns anos... um pouquinho maior, talvez! =)
Nessa noite estava rolando o Arraiá do Nhô Bento, no centro da cidade, com direito à apresentação da Congada São Benedito, do Bairro do Quilombo, e muuuuitas comidinhas típicas da região como a quirera (conhecida por nós como canjiquinha), torta de pinhão, caldinhos, e quitutes tradicionais de festa junina: maçã do amor, chocolate quente, frutas ao chocolate, lanche de lingüiça ... (nham!).
Na sexta demos início às aventuras... Acordamos cedo e fomos tomar o delicioso café da manhã no balcão da casa principal, com bolinhos molhadinhos, cookies de chocolate, pão e geléias, iogurte de leite de vaca (de verdade!) tudo caseiro e lindo!
Depois de ingerir muita energia em forma de gostosuras, colocamos o pé na trilha! A caminhada tinha como destino o topo da Ana Chata, a vista da trilha era linda e paramos várias vezes para fotografar e também para observar as "formiguinhas" escalando a Pedra do Baú, láááá longe! Muito fôlego e chegamos até lá... uma vista maravilhosa!!! Pena que logo tivemos que descer, pois a fome estava apertando.
Café da manhã do chalézinhu* |
Depois de ingerir muita energia em forma de gostosuras, colocamos o pé na trilha! A caminhada tinha como destino o topo da Ana Chata, a vista da trilha era linda e paramos várias vezes para fotografar e também para observar as "formiguinhas" escalando a Pedra do Baú, láááá longe! Muito fôlego e chegamos até lá... uma vista maravilhosa!!! Pena que logo tivemos que descer, pois a fome estava apertando.
Início da trilha para Ana Chata |
Vista do alto da Ana Chata |
Duda curtindo a vista! |
Almoçamos truta flambada e saímos correndo para o Bairro do Quilombo, para tentar pegar alguma lojinha de artesanato aberta. Encontramos o Espaço Arte no Quilombo, que vende objetos produzidos a partir da palha de bananeira... foi difícil escolher entre tantas coisas lindas, mas a Babi comprou uma bandeja para a mamis e uma neguinha pintada numa cabaça para a vó querida. Já a Duda, depois de muito penar, escolheu um quadrinho de flor para pendurar na parede do apê!
Conhecemos também o Ateliê Ditinho Joana, senhor muito conhecido dentro e fora da cidade, que esculpe sua arte em troncos inteiros de jacarandá, é de encher os olhos. Sua marca registrada são as botas surradas, sobre as quais ele conta a história pessoalmente.
A noite teve fondue no chalézinho... de queijo e chocolate + vinhozinho para espantar o frio!
No sábado o destino era molhado! Fomos conhecer duas cachoeiras, mas com tanto frio não dava nem para pensar em entrar... só criança mesmo consegue (isso porque elas possuem uma maior atividade das enzimas aeróbicas e dessa forma produzem mais calor do que os adultos)*A Duda é nerd*. Visitamos a cachoeira do Tobogã, bonita de olhar, mas bem barrenta e rasa, e a Cachoeira do Poção, com uma trilha de mata fechadinha, quedas gostosas e muitas pedras para sentar e curtir o correr da água. Ambas ficam no bairro do Serrano.
Cachoeira do Tobogã |
Trilha da Cachoeira do Poção |
Cachoeira do Poção |
A tarde fomos atrás de mais artesanato, desta vez no centro da cidade. Conhecemos o Nanche Mosaicos, o Empório Artesanal Ar da Graça e a Oficina da Passagem (Cerâmica feita à mão), todos lindos, com trabalhos de artistas muito talentosos.
Na volta, depois do banho quentinho, curtimos um lindissímo pôr-do-sol ao lado do chalézinho! E para finalizar jantamos no Pátio São Bento, restaurante em um casarão antigo que atrai pela beleza, porém frustra as expectativas nos quesitos música ao vivo (ai!) e conforto térmico (não custava nada colocar uns aquecedores, néam?).
Céu lindo |
Pôr-do-sol |
No domingo cedo, nos despedimos do café da manhã delícia da Yuri e do Cláudio, do chalézinho aconchegante e subimos um pouco na estrada do Paiol para nos despedir da linda vista para a Pedra do Baú e Bauzinho. *-*
Deixamos promessas de voltar!
! Visitem o blog do chalézinhu: Escalada Café