sábado, 12 de fevereiro de 2011

A viagem por Socorro - PARTE II Parque dos Sonhos

O segundo dia foi de investigações. Já tinhamos passado, no dia anterior quando tentavamos ir à Pedra da Bela Vista, pela bifurcação da estrada que leva ao Parque dos Sonhos. Então resolvemos ir lá checar se havia alguma coisa interessante pra fazer. O trajeto é lindissímo, a vista para os vales faziam a gente parar a cada 5 minutos para bater fotos... 

Estrada p/ Pq. dos Sonhos (Foto: Babi)

Vista dos vales (Foto: Babi)


Igrejinha no caminho... (Foto: Babi)

Chegando no Parque, o mocinho da portaria (todos são muito simpáticos) falou de um tal rapel da gruta, que foi a única coisa que nos empolgou, pagamos então 10 pilas cada para entrar no Parque. De cara encontramos a Praia dos Sonhos, formada por uma queda grandinha, uma areia fake, redes e quiosques pra curtir o visú. Fomos atrás da tal da gruta (do macaco? Não me lembro...) e foi uma grande decepção... era um buraquinho sem graça, que chegava a ser ridículo, o que me fez pensar: WTF????

Praia dos Sonhos e sua areia fake! (Foto: Babi)

Ao observar melhor, notamos que se tratava de um parque com uma proposta mais "família" (como não tinhamos pensado nisso antes?), bem legal para quem curte ficar no meio da natureza com os pimpolhos, contando com a comodidade de estar dentro de um Hotel! Não era exatamente o que as caçadoras de aventuras aqui estavam procurando (preferimos desbravar, manja?), mas dá pra se divertir bastante com as 5 tirolesas (uma de 1km de extensão e vááááarios metros de altura!!), rapel, rafting, arvorismo, canoagem, etc...

Legal mesmo é o fato do parque ter estruturas de acessibilidade para portadores de necessidades especiais. Este é um programa do próprio município e está presente na maioria dos lugares que visitamos em Socorro. Foi bem especial chegar na cascata (pela Trilha das Cascatas) e ver um menininho em sua cadeira de rodas curtindo a natureza, essa iniciativa é muito admirável e deveria ser mais divulgada e difundida!

Depois de tomar uma ducha na tal da cascata seguimos para a Trilha das Cachoeiras, a trilha é bem marcada e com pontes no trajeto que atravessam algumas quedas. A cor barrenta da água faz um contraste lindo com o verde das árvores e do musgo das pedras, a luminosidade do dia ajudou as fotos ficarem lindas, com uma super explosão de cores! Subindo a queda d’água encontramos a Gruta da Figueira, um ponto onde uma pedra imensa perece suspensa sobre o rio, e como se estivesse abraçando (ou sustentando) a pedra as raízes de uma figueira, também imensa, envolvem a rocha. Só vendo a foto pra entender!  O vão formado entre a rocha e o leito do rio é a gruta, que a Duda explorou mas acho que perdeu a coragem de atravessar.  O rio tava brabo!

Gruta da Figueira (Foto: Babi)

Explorando a gruta! (Foto: Babi)

Ponte da Cachoeira (Foto: Babi)

Florzinha da trilha (Foto: Babi)

Descansando na cachú (Foto: Babi)
Chegamos até o fim da cachú sem encontrar nenhum ponto pra nadar =( ... o que me fez ficar mais brochada com o parque. Depois que saímos de lá fomos para a cidade em busca de algum posto de informações turísticas, para poder planejar melhor nossos dias, mas o que fica no portal da entrada da cidade estava fechado e pelo jeito não vai abrir nunca mais. Descobrimos então que é só ir à Prefeitura que tem um departamento de turismo com vários informativos de tudo o que tem pra fazer na cidade. Então, fica a dica pra quem vai pra Socorro: passe na Prefeitura assim que chegar, dessa forma poderá optar pelas infinitas opções de passeios, empresas e preços disponíveis!

Em seguida (com um monstruoso temporal se formando) fomos ao supermercado comprar coisas para os lanches nas trilhas. O Supermercado União também fica bem na entrada da cidade e parece ser a melhor opção já que é grande e não-caro! Depois disso, corremos de volta para o camping para fugir da chuva que queria nos pegar...

5 comentários:

Zé Reynaldo disse...

Belas fotos, gostei. Zé Reynaldo.

Barraca Voadora disse...

Belas fotos...
O visual é show.
Já anotamos este destino em nosso diário. rsrs
Outra coisa bacana, o projeto de acessibilidade.
Nós nunca tínhamos visto.
Bela iniciativa, devendo ser incentivado!
Valeu Meninas !!!

Nossas Estradas disse...

Olá Zé Reynaldo,

Que bom que gostou, estamos preparando as 2 últimas postagens dessa viagem!

Voadores,

Também achamos incrível esse lance da acessibilidade, os parques levam bem a sério e existe até uma escala de niveis de acessibilidade, mostrando quais atividades os parques oferecem para cada tipo de necessidade especial. Isso acaba ataíndo esse público, tão carente de estruturas capazes de atende-los, cruzamos com alguns nessa viagem!

Beijos pra vcs!!

Babi e Duda

Podinha Camping Club disse...

Fantástica idéia de um projeto de acessibilidade nos parques. Como fisioterapeuta digo que é um belo exemplo de adaptação turística, como viajante acho que todos tem o direito de se encantar com as belezas naturais da nossa terra.
Parabéns a cidade de Socorro pela iniciativa e a vocês meninas pelo post bem detalhado!
Abraços
Camy

Nossas Estradas disse...

Oi Camy!

Isso que a gente viu em Socorro mostra como é possível, apenas com olhar mais sensível sobre o ser humano, proporcionar oportunidades para todos!

Ficamos felizes com a repercusão do post, pois a idéia era mesmo espalhar essa "descoberta" !!

Beijos!!

Babi e Duda